quarta-feira, 23 de setembro de 2009

encontros


Estudantes da Escola Desembargador Renato Fonseca 
participam de atividade de análise de imagens

Lançar o documentário Balsa em escolas públicas é uma tentativa de levar o filme a um público que normalmente não iria vê-lo no circuito tradicional de exibições. Ampliando o acesso ao filme, buscamos um diálogo em cujo horizonte estabelecemos novas percepções, sentimentos, reflexões.

Na semana passada, iniciamos as visitas às escolas. Tratava-se de visitas de caráter eminentemente técnico, que visavam a conhecer os espaços e condições de exibição. Mas logo transformaram-se em momentos de grandes descobertas, encontros com pessoas, educadores que desempenham um trabalho admirável nas escolas e do qual sequer suspeitávamos. Essas descobertas foram acompanhadas de um enorme prazer em ver que existem conexões naturais entre o que queremos fazer e a realidade das escolas. O terreno sempre esteve aberto, faltava apenas acionar o link.

Na UR-11, área limítrofe entre os municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes, tomamos conhecimento das atividades do arte-educador Marconi Bispo. Professor da escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, responsável por 10 turmas, Marconi organiza com os alunos uma espécie de cineclube onde a curadoria propõe a reflexão em torno de filmes distantes do circuito comercial. Também tem buscado aproximar realizadores pernambucanos dos alunos através de encontros que organiza em parceria com a escola Oi Kabum! e que resultam em bons momentos de trocas de impressões e experiências.

Fabrícia Gomes, da escola Desembargador Renato Fonseca, em Jardim Brasil (Olinda), também resolveu propor atividades extracurriculares originais e ousadas. Bibliotecária da escola, ela tem feito um verdadeiro trabalho de formação do olhar com os estudantes, propondo um entendimento da imagem como uma forma de acessar outras leituras do mundo e despertar o interesse por livros. Usando imagens da Gestalt, ela promove oficinas que estimulam a interpretação e senso crítico dos alunos.


Fabrícia com imagem da Gestalt


A partir desses encontros, começamos a perceber a factibilidade desse novo horizonte para o escoamento dos filmes. Uma alternativa face aos gargalos do circuito comercial e uma fonte de encontros fundamentais para uma apreciação mais ampla dos filmes.


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